Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infântil e Adulto
Rua Visconde de Inhaúma, 1279 | Centro
CEP 14.010-100 - Ribeirão Preto | SP | Brasil
Fones: (16) 3621-2201 | (16) 3611-1814

"Trabalhar por amor. Direcionar habilidades para a causa do combate ao câncer." Unir-se a outras pessoas em torno de um objetivo comum. Defesa e garantia dos direitos das pessoas com câncer. São os objetivos do trabalho desenvolvido pela ABRACCIA.

Exercícios físicos contra o câncer

Estudo aponta que prática de exercícios físicos pode prevenir câncer

 

No dia 27 de novembro celebramos o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Muito já se falou sobre a doença, mas alguns estudos mostram novos índices e possíveis soluções para prevenção do aparecimento de novos casos.

No último mês de junho, a pesquisadora americana Lauren McCullough lançou um novo estudo referente ao câncer de mama - segundo tipo mais frequente de tumor no mundo. A pesquisa aponta que mulheres que praticam exercícios com intensidade moderada podem ser menos propensas a desenvolver câncer de mama depois de já terem entrado na menopausa. O estudo americano avaliou mais de três mil mulheres e constatou que aquelas que já estão na menopausa e começaram ou mantiveram atividades físicas tiveram menos chances de ter câncer de mama. Segundo a pesquisadora, qualquer tipo de exercício - sem exageros - é capaz de reduzir a incidência da doença. Os pesquisadores acreditam que isso aconteça por conta da redução de gordura do corpo, além do fato da atividade física estimular o sistema imunológico e o corpo a combater radicais que danificam células saudáveis.

No entanto, apesar de toda a pesquisa feita, ainda não se tem uma comprovação concreta deste estudo. Por isso, apesar da prática de exercícios ser importante na prevenção do câncer de mama, a realização de exames periódicos continua sendo fundamental e indispensável na luta contra a doença.